Nesta sexta-feira, 7/7, os Irmãos e as lideranças de todas as frentes de missão da Rede Marista participaram do Seminário de Governança e Gestão. Em sua 11ª edição, o evento foi realizado na PUCRS e contou com palestras que abordaram perspectivas do cenário econômico e social brasileiro, reflexões sobre liderança marista servidora e os principais desafios de gestão das áreas de atuação da instituição.
Em sua fala de abertura do evento, o provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia e presidente da Rede Marista, Irmão Deivis Fischer, reforçou a importância do Seminário como um espaço de formação para os líderes maristas. “É preciso repensar constantemente nossos modelos de gestão e prioridades para que possamos responder com audácia aos desafios do nosso tempo”, avalia Fischer.
Ir. Deivis Fischer, provincial e presidente da Rede Marista
A programação do evento iniciou com o painel Realidade e missão: perspectivas e tendências econômicas e sociais ministrado pelo professor Ely de Mattos, da Escola de Negócios da PUCRS, e pela professora Rosângela Florczak, decana da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS. O professor Ely apresentou dados e reflexões sobre o cenário econômico do Brasil. Entre os pontos destacados, Ely reforçou a importância da educação para potencializar o desenvolvimento econômico: “a estabilidade econômica – emprego, renda, preços… – é central para um ambiente de promoção educacional e favorável ao florescimento de cidadãos educados”, avalia. A professora Rosângela apresentou uma análise do contexto social ponderando, dentre tantos pontos, o cenário complexo em que vivemos e que está permeado pela midiatização do medo e por restrições da liberdade em nome da segurança. Para Rosângela: “as pessoas estão se acostumando a viver sobre as amalgamas conflitivas, potencializada pelas redes e algoritmos”. A professora finalizou demonstrando que a cultura do cuidado pode ser a chave de leitura para entendermos e vivermos em nossa sociedade atual.
Painel Realidade e missão: perspectivas e tendências econômicas e sociais
Na sequência do evento, o Irmão José de Assis Elias de Brito, provincial da Província Marista Brasil Centro-Norte, e a professora Adriana Kampf, pró-reitora de graduação e educação continuada da PUCRS, ministraram o painel Liderança Marista: profecia, serviço e missão. Com partilhas sobre suas trajetórias profissionais e vocacionais, os convidados fizeram reflexões sobre o perfil do líder marista. “Esperamos que as lideranças maristas tenham a capacidade de viver e conviver com a ambiguidade e o conflito, demonstrando firmeza, persistência e perseverança”, enfatizou o Ir. Assis. Adriana complementou dizendo: “é necessário liderar olhando para o contexto e tomar as decisões com base no propósito, nos dados e nas tendências”.
Painel Liderança Marista: profecia, serviço e missão
O momento cultural do evento contou com a participação da Orquestra Rosariense, que celebra 10 anos de atuação, e apresentou um repertório de músicas populares nacionais e internacionais. Na continuidade da programação, o último painel do Seminário teve como tema: Construindo a Missão: liderança e ousadia para novos tempos e reuniu o Irmão Deivis Fischer, provincial e presidente da Rede Marista, Irmão Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS, Saulo Mengarda, diretor geral do Hospital São Lucas e Irmão Natalino de Souza, presidente do Conselho de Administração do Marista Brasil.
Os líderes apresentaram um panorama sobre as tendências e desafios de cada uma das frentes de missão da Rede Marista. Fazendo uma análise dos contextos em que estamos inseridos, o Ir. Evilázio fez a ponderação sobre a importância de mantermos o foco na nossa missão institucional no desenvolvimento de todos os projetos: “precisamos ser firmes nos valores e na missão. No dia que perdermos o foco na nossa missão, a instituição deixa de existir”, afirmou.
Painel Liderança Marista: profecia, serviço e missão
O evento foi concluído com uma mensagem do vigário geral do Instituto Marista, Ir. Luis Carlos Gutierres, e com um momento orante e de envio dos líderes maristas para a concretização do legado de Champagnat em nossas diferentes frentes de atuação.





