Os Leigos e Leigas da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista) estão vivenciando um momento muito importante em sua caminhada vocacional. Desde o início deste ano, os Fraternos e Fraternas no Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) estão realizando a vinculação carismática marista.
Segundo as diretrizes do Movimento, o desejo de vincular-se ao carisma marista é um processo pessoal de discernimento acompanhado, o que não significa que a pessoa tenha um vínculo com a instituição marista. “É uma expressão livre e alegre. Fomenta e fortalece o sentido da família e da comunidade. A vinculação é ao carisma e não significa o pertencimento jurídico” (Diretrizes do MChFM, anexo 5).
Durante este primeiro semestre de 2023, três Fraternidades já realizaram a vinculação carismática marista. São elas: Fraternidade Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul (RS), Fraternidade Ir. Rovílio, de Santa Maria (RS), e Fraternidade Família de Maria, de Porto Alegre (RS).
Fraternidade Santa Cruz
Para Adelmo Etges, da Fraternidade Família de Maria, dentre os motivos que o levaram a aderir a vinculação carismática marista está o desejo de viver os valores maristas em sua plenitude, tendo Maria, a Boa Mãe, e São Marcelino Champagnat como modelos e inspiração. “Entre os sentimentos que brotaram desse momento destacam-se a pertença, o testemunho e a alegria por participar de uma grande família que compartilha valores e princípios assentados na fé cristã e na Igreja”, avalia.
Da mesma forma, Everson Belous, da Fraternidade Ir. Rovílio, recorda que a sua caminhada marista, que iniciou ainda na infância, o aproximou do carisma marista que é uma fonte inesgotável de motivação e inspiração. “Ao vincular-me ao carisma, senti uma forte conexão com valores e princípios compartilhados. A sensação de pertença a algo maior e o compromisso em divulgar esses ensinamentos, agindo de acordo com eles no meu dia a dia, se fortaleceram imensamente. Esse sentimento é como uma chama que aquece o coração e impulsiona a busca por ser cada dia mais humano”, explica.
“Pedimos que o Espírito Santo continue a renovar e fortalecer a nossa Fraternidade e a caminhada do MChFM, para que mais Leigos e Leigas atendam ao chamado e compartilhem a missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Sabemos que sozinhos somos poucos, mas todos juntos, podemos mais”, avalia Claudia Simone Machado da Fraternidade Santa Cruz.
Fraternidade Ir. Rovílio
No decorrer do próximo semestre, outras Fraternidades e Leigos/as maristas também irão realizar os momentos de vinculação carismática.





