Nossa Senhora da Amazônia é celebrada no dia 12 de agosto

()

Foto: Missa campal de apresentação da Nossa Senhora da Amazônia realizada em 2011. Arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, e a designer Lara Denys responsável pelo desenvolvimento da imagem da santa (Crédito: Arquivo Pessoal Lara Denys).

 

Por: Ir. Sebatião Antônio Ferrarini

Maria, a mãe de Jesus, é uma pessoa venerada em todos os continentes e em todas as culturas. E, para estar mais próxima do povo, criaram-se invocações que se referem à geografia e às situações próprias do ser humano. Daí surgiram: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Caacupê; Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Consolação, Nossa Senhora Auxiliadora.

Na Amazônia, é venerada como Nossa Senhora de Nazaré e, mais recentemente, Nossa Senhora da Amazônia, cujo Santuário está em Manaus. Todos os que a invocam com esse nome e visitam o seu santuário devem estar compromissados com os grandes temas da Amazônia.

Maria é presença solidária, que gera vida, que derruba do trono os poderosos. O poeta e músico Celdo Braga saúda Nossa Senhora da Amazônia com a seguinte oração:

Nossa senhora das águas
Luz que a esperança alumia
Rainha das ribanceiras
Mãe nossa de cada dia.

Nossa senhora das flores
Nossa fé e nossa guia
Mãe da imensa Amazônia
Mãe nativa, mãe Maria.

Maria, mãe do mateiro
Do caboclo pescador
Do sofrido seringueiro
Do esquecido lavrador.

Mãe do índio destribado
Dos que sofrem neste chão
Mãe da Amazônia e do povo
Que clama libertação.

Nossa senhora das luzes
Madrinha da ecologia
Dai ao homem predador
Juízo e sabedoria.

Nossa senhora cabocla
Mãe de Jesus curumim
És a rainha da paz
Dessa paz que habita em mim.

Rogai por nossa Amazônia
Pra que nunca tenha fim.

 

Saiba mais sobre a Nossa Senhora da Amazônia

​​

Lara Denys é a criadora da imagem da santa

A fim de identificarem-se ainda mais a devoção mariana, as comunidades locais desejaram criar uma espiritualidade em torno de Maria relacionada com o bioma amazônico, tendo nascido então Nossa Senhora da Amazônia.

A imagem foi materializada pela designer Lara Denys através de um concurso nacional lançado pela Arquidiocese de Manaus em 2011. A ilustração tem as seguintes características: feições amazônidas; base na arte do povo Waimiri-Atroari; manto azul; o curumim que carrega no colo tem traços caboclos; e o pedestal é uma vitória-régia, uma planta típica do bioma amazônico.

Festa de Nossa Senhora da Amazônia acontece no dia 12 de agosto, quando se recorda a primeira missa no local, celebrada por Dom Luiz Soares Vieira, onde está a Igreja da Mãe Cabocla e Guardiã dos Povos e da natureza da Amazônia.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar