Momentos de escuta são vivenciados em espaços maristas

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Ao longo do mês de agosto, os espaços de missão da Rede Marista promoveram diversos momentos de escuta em preparação à 1ª Assembleia Provincial de Missão Marista, que ocorrerá entre os dias 26 a 29 de outubro, de forma online.

Os momentos de escuta são atividades preparatórias que têm como objetivo reunir percepções, avaliações e sonhos vivenciados pelos colaboradores e Leigos maristas. Com a abertura desses espaços para diálogo, é possível agrupar as necessidades, oportunidades e pontos a aperfeiçoar em nossos ambientes de trabalho e sobretudo, direcionar de forma mais assertiva a missão marista.

Como funciona

Divididos em grupos por equipe e/ou empreendimento, os colaboradores e Leigos maristas seguiram um roteiro celebrativo como guia para a condução desse espaço de partilha e reflexão. Entre as atividades realizadas, eles tiveram como orientação dialogar e encontrar respostas conjuntas para as seguintes perguntas: O que é ser marista para nós, no contexto atual? Como temos vivenciado nossa vocação e carisma?  A partir do nosso espaço de atuação, como percebemos as oportunidades e desafios da nossa Província/Rede em relação à missão?O lema do nosso processo de Assembleia e Capítulo é “Ousemos a vida com esperança”. Como maristas, o que devemos ousar para nosso futuro? ​

Para a integrante do grupo Violetas, do Movimento Farol, Priscila Stormowski o momento de escutas foi importante para reconectar a missão marista com diferentes interlocutores: “acredito que esse é um momento de renovação, em que acreditamos na existência de um período pós-pandemia. Momento esse no qual a esperança está presente, além do protagonismo colocado na mão de tantos colaboradores, Irmãos, Leigos e Leigas. É um espaço-tempo de ousar com esperança”, avalia.

O professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, Cristiano Dal Forno, também reforça o quanto o convite para participar deste momento representando tantos outros educadores foi importante para trazer luz à missão marista e se colocar a serviço. “Participar do processo preparatório da 1ª Assembleia de Missão Marista significou a oportunidade de encontrar colegas que partilham da convicção de um mundo melhor, mais humano e justo, construído por meio de ações cotidianas, que têm na educação sua fórmula fundamental. Nesse encontro, foi-nos possível, por meio das discussões de grupo, reafirmar o carisma marista transformador, cunhado pelo fundador da obra, em um tempo no qual a sociedade se vê diante de imensas dificuldades”.

O mesmo sentimento também é compartilhado pela colaboradora da Gerência Social, Ângela Spolidoro: “ousar a vida, nesse momento, é não perder a fé e a confiança de que somos capazes, enquanto família marista, de fazermos frente aos desafios do momento e trabalharmos por uma sociedade mais justa e fraterna, prezando pelo direito à dignidade da vida humana. Realizar essa reflexão em equipe produziu um cálido sentimento de pertença, escuta e fortalecimento”, afirma.

Todo o material conversado e produzido ao longo dessas reuniões, servirá de subsídio para as temáticas trabalhadas em Assembleia, ou seja, a partir dos principais pontos levantados pelas pessoas que atuam com a missão marista diariamente é que serão direcionados os diálogos da Assembleia de Missão.

Saiba mais sobre a 1º Assembleia de Missão Marista aqui.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar