Vocações e comunhão de Irmãos e Leigos são temas do segundo dia de Capítulo

()

Para iniciar o segundo grande momento da programação do 2º Capítulo Provincial, intitulado Construção, os participantes se dividiram em dois grupos durante a manhã da terça-feira, 4/12. Os Irmãos ouviram a fala dos Conselheiros-Gerais do Instituto Marista, Irmãos Óscar Vicario e Sylvain Ramandimbiarisoa, que os convidaram a refletir sobre a vida consagrada religiosa marista. A partilha contou três pontos-chave: o futuro da vida religiosa, as interpelações do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista e a necessidade de ser pontes e farol de esperança.

“Devemos ser símbolo de humanidade”, afirmou o Ir. Sylvain. “Quando usamos nossa capacidade para o bem dos demais, nos tornamos plenos”, continuou – ressaltando a importância da disponibilidade global. A partir das falas, os Irmãos Capitulares fizeram uma reflexão nas Pequenas Comunidades sobre como esses temas os inquietam e quais são os pontos de atenção que podem auxiliar na construção das prioridades para a Província Marista Brasil Sul-Amazônia para os próximos três anos.

Concomitantemente, Leigos, Leigas e jovens se reuniram para dialogar sobre como os testemunhos dos religiosos consagrados os inspiram e desafiam no seguimento da missão.  As vocações foram abordadas de um ponto de vista laical, em sintonia com o aprofundamento da relação entre Irmãos e Leigos/as, essencial para a perenidade da atuação marista.

Para falar sobre comunhão

À tarde, todos os Capitulares voltaram a se reunir para debater sobre a vocação dos Leigos Maristas e a comunhão com os Irmãos. A fala foi ministrada pelo Coordenador de Laicato da Rede Marista, Marcos Broc, que abordou as relações daqueles que vivenciam o carisma de São Marcelino Champagnat, suas diferentes expressões e documentos que os norteiam. “Ser Leigo é uma forma de se situar no mundo, um estilo, um jeito de ser inspirado em Maria e no nosso fundador”, definiu Marcos. Assim como na parte da manhã, as Pequenas Comunidades fizeram partilhas sobre o tema e depois as trouxeram para o debate com o grande grupo.

Na quarta-feira, 5/12, o 2º Capítulo Provincial segue com reflexões pautadas por quatro temas de missão. Serão abordados: Amazônia e ecologia integral, realidades emergentes e opção pelos mais empobrecidos, defesas dos direitos das infâncias e juventudes e missão educativo-evangelizadora – sempre à luz do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista. 

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar