Há mais de 50 anos, Irmãos, Leigos/as, colaboradores/as e voluntários maristas realizam trabalhos missionários na Região Amazônica, desenvolvendo projetos que envolvem formação de lideranças, apoio a comunidades indígenas, Pastoral, Animação Vocacional, Educação Básica, voluntariado e muitos outros. Entre essas iniciativas, insere-se o tema da Ecologia Integral, que, recentemente, foi o centro de uma missão marista na localidade.
Nos últimos dois meses, desenvolveu-se, no estado do Amazonas, oficinas sobre a produção de composteiras domésticas e outros sistemas de compostagem extensiva para comunidades do interior. O serviço missionário foi realizado pelo voluntário Pedro Figueiredo — que atualmente integra a Comunidade Marista de Manaus, realizando trabalhos de compostagem na Capital Amazonense e em outras cidades da Região —, com suporte e contribuições dos Irmãos Nilvo Luiz Fafretto, Luiz José Gerhardt e José Alécio Schneider, das Comunidades Maristas de Lábrea e Camaruã, bem como do colaborador marista Jardel Dallabrida, da Comunidade La Valla 200 de Tabatinga.
Esse importante trabalho contribui para diminuir o impacto ambiental de “lixões a céu aberto”, áreas onde resíduos sólidos são descartados sem qualquer tratamento ou segregação, em municípios locais.





