Rede Marista manifesta profundo pesar pela morte do Papa Francisco

O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos. Ele se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, após ficar internado por cerca de 40 dias. Há um mês, o Pontífice teve alta e estava sob cuidados médicos. Como família marista global, oramos para que o Papa Francisco, exemplo de liderança profética e servidora, encontre a merecida paz eterna ao lado de Deus.

O fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat, disse em certa ocasião que “o Papa é para o mundo espiritual o que o sol é para o mundo físico”. Com seu jeito simples, acolhedor e justo, o Papa Francisco foi farol de esperança e luz para o caminho de milhares de pessoas, e seu legado seguirá iluminando e promovendo diálogo e paz.

Ir. Deivis Fischer, provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA) e presidente da Rede Marista, expressou seu grande pesar pelo falecimento. “O Papa Francisco nos deixa um bonito legado do seguimento de Jesus Cristo, de diálogo, da cultura do encontro e da paz, do cuidado com os mais frágeis e com a Casa Comum. Recordo-me da Audiência que tivemos em março de 2022, da simplicidade e das palavras que dirigiu a nós, Maristas: ‘Isso é o que desejo para vocês e para todos seus Irmãos espalhados pelo mundo. Olhar mais além para educar a olhar mais além, com Maria, seguindo as pegadas de Jesus, Nosso Senhor. […]. Educar a olhar mais além, para ensinar a olhar mais além. […]. A educação é um desafio para toda pessoa: para os pensamentos, sentimentos e trabalho das pessoas. Mas, para isto precisa olhar além’. Unimo-nos com toda a Igreja, em oração, agradecendo o seu legado”.

O Reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, lamentou a notícia do falecimento e manifestou sua gratidão ao Papa. “O Papa Francisco é uma referência por sua visão de uma educação que acolhe, dialoga e transforma. Sua inspiração reflete-se na missão da PUCRS, alicerçada nos direitos humanos e nos princípios do cristianismo, onde, por meio de uma educação integral, geramos e transformamos conhecimento em desenvolvimento. Com esse compromisso, aliamos inovação, inclusão e escuta para gerar impacto e valor para a sociedade, contribuindo para a construção de um mundo mais justo e fraterno”. A Universidade decretou luto oficial de sete dias, com a manutenção das atividades acadêmicas

Missa em rede

Uma celebração eucarística em memória do Santo Padre será ralizada na próxima quarta-feira, 23 de abril, às 18h, na Igreja Universitária Cristo Mestre, na PUCRS. Mais informações serão divulgadas em breve.

A Família Marista permanece unida em oração e solidariedade. Que São Marcelino Champagnat e Maria, nossa Boa Mãe, iluminem a família do Papa Francisco neste momento sensível.

Papa Francisco, sua vida e seu le​​​​​gado

O Papa Francisco, cujo nome de batismo é Jorge Mario Bergoglio, nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936. Ele é o 266º Papa da história do Catolicismo e o primeiro da América Latina.

Ao longo da sua trajetória, ocupou diversos cargos na Igreja Católica, incluindo o de Arcebispo de Buenos Aires, no qual se destacou por seu trabalho social e pela defesa dos pobres. Em 2001, foi nomeado cardeal. Sua abordagem pastoral e seu compromisso com questões sociais e a justiça chamaram a atenção de todos/as, tornando-o uma figura respeitada na Igreja.

Em 2013, após a renúncia do Papa Bento XVI, Bergoglio foi eleito Papa, adotando o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis. Com essa escolha, ele já demonstrava o desejo de transformar seu Pontificado em exemplo de humildade e simplicidade.

Papa Francisco entra para a História desde o início do seu Pontificado. Foi um líder à frente do seu tempo. Com estilo simples e acessível, optou por viver em uma residência mais modesta que o palácio papal.

Com enfoque na misericórdia, promoveu uma Igreja mais inclusiva, aberta e em saída. Incentivou o diálogo entre todos/as, especialmente em questões como o acolhimento de pessoas de grupos minoritários e de outras religiões.

A justiça social e a ecologia integral sempre foram suas bandeiras, assim como a evangelização que prioriza o amor e a compaixão. Incentivou os católicos a serem agentes de transformação em suas próprias comunidades.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar