Presença marista na região amazônica é tema de webinar

Mais de 40 pessoas – entre Irmãos, Leigos/as, colaboradores/as e voluntários/as – participaram da webinar Maristas na Amazônia: Atuação – Vivências – Partilhas. O encontro online ocorreu no dia 23 de novembro, das 19h às 20h30, e foi organizado pela Área de Solidariedade da Rede Marista.

webinar tinha como objetivo principal apresentar a trajetória e as diversas frentes de atuação dos maristas na região amazônica, tendo como base a pesquisa histórica desenvolvida pelo Ir. Sebastião Ferrarini, publicada no livro Maristas na Amazônia cuidando da vida.

Regina Biasibetti, assessora de Voluntariado da Área de Solidariedade, fez a acolhida e a abertura do evento, seguida pelos Irmãos Deivis Fischer, presidente da Rede Marista, e João Gutemberg, secretário executivo da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). Ir. João também foi o responsável por fazer a mediação das perguntas e dos comentários na webinar.

O autor do livro Maristas na Amazônia cuidando da vida, Ir. Ferrarini, conduziu os momentos de reflexão sobre a presença marista na região amazônica. Ele trouxe para o debate dados que estão em seu livro, sobre a caminhada da missão marista e sobre as peculiaridades de cada território amazônico. “Das seis Províncias Maristas da América do Sul, quatro delas têm presença no território. A presença marista na região amazônica é profética!”, afirma Ir. Ferrarini.

O religioso também pontuou que, quando os Irmãos chegaram na Amazônia, abriram novos caminhos de evangelização, especialmente com as juventudes, e contribuíram para o fortalecimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Além disso, colaboraram com a formação de discípulos missionários, com a defesa da vida dos povos da região e o cuidado com a Casa Comum: migração, mineradoras, megaprojetos etc.

Outro dado destacado pelo Ir. Ferrarini foi o número de comunidades ativas e que já foram desativadas. Atualmente, há oito comunidades maristas espalhadas em quatro diferentes Estados. São elas: Boa Vista (RR), Cruzeiro do Sul (AC), Lábrea (AM), Manaus (AM), Rio Gregório (AC), Sinop (MT), Tabatinga (AM) e Tapauá/Camaruã (AM). Integram essas comunidades Irmãos, Leigos/as e voluntários/as.

“A Amazônia é berço acolhedor de tanta vida! Ela é indispensável para os serviços ambientais do planeta. O clima depende em grande parte dos biomas úmidos tropicais, como Amazônia, Congo, Mekong e ilhas da Oceania”, reforça Ir. Ferrarini.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar