Comunidade Internacional Marista da Amazônia recebe novos missionários

​​​​Localizada na cidade de Tabatinga, região da Diocese do Alto Solimões, a Comunidade Internacional Marista da Amazônia está situada em um contexto multicultural de três países diferentes: Brasil, Peru e Colômbia. Desde 2016, ela tronou-se uma comunidade mista e internacional que faz parte do projeto LaValla200>. Desta forma, recebe Irmãos e Leigos/as de outros países para desenvolver trabalho missionário na Amazônia. 

No final do mês de abril, a comunidade acolheu dois novos integrantesLaura Patrícia de la Maza Borja, de San Luís Potosí (México) e Marcio Sampaio de Paula, de Ervália (Minas Gerais – Brasil) chegaram em Tabatinga no dia 28/4 para integrar a comunidade junto com o Irmão Luke Fong e a Leiga Mayra Márquez. 

O casal estava morando em Cajuri (Minas Gerais) e era acompanhado pelo Laicato Marista da Província Marista Centro-Norte. A partir do ingresso no projeto LaValla200>, iniciaram um processo preparatório para inserção na comunidade mista no qual, durante cinco dias, tiveram formações sobre as realidades amazônicas ministradas por Irmãos e Leigos/as na Comunidade Marista de Manaus. 

“Uma das maiores riquezas que levamos deste momento preparatório foi o conhecimento sobre a espiritualidade indígena. É uma espiritualidade unida à vida deles, em que suas manifestações religiosas se dão no dia a dia em todos os atos. A importância desta relação constante de comunhão com a Casa Comum e com o criador foi muito significativa”, avalia Laura. 

​​​

Momento formativo vivenciado na Comunidade Marista de Manaus

A previsão é que o casal siga atuando em Tabatinga durante dois anos, conforme a programação estruturada pelo projeto do Instituto Marista. Para o Irmão Luke e a Leiga Mayra recebê-los na Comunidade está sendo uma vivência muito rica. “Estou ansioso pelas novas experiências e desafios de caminhar ao lado de nossos três leigos maristas este ano”, afirma o Ir. Luke. Mayra complementa: “espero que suas experiências de vida em missão agreguem ao projeto em Tabatinga, mas, acima de tudo, estou feliz porque a chegada deles traz um ar de frescor, novidade e esperança”. 

Sobre o projeto LaValla200> 

O projeto Lavalla200>, Comunidades Internacionais para um Novo Começo, é uma iniciativa do Instituto Marista aberta a Irmãos e Leigos/as que se sentem chamados a dedicar um tempo de suas vidas para além de suas fronteiras geográficas e culturais. 

Após participarem de um programa de preparação, os/as participantes são enviados em missão para uma das comunidades LaValla200> ou para um dos Projetos especiais do Instituto, tais como: MDAProjeto FratelliSolidariedade com o Sudão do Sul e outros. 

A principal característica do LaValla200> é a vivência em comunidades maristas mistas, em que Irmãos e Leigos/as trabalham juntos/as em uma perspectiva de interculturalidade para responder às necessidades emergentes. 

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar