Encontro Síntese marca caminhada laical na Província

Nos dias 27, 28 e 29 de maio, foi realizado o Encontro Síntese Provincial do Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical, no Recanto Medianeira, em Veranópolis (RS). Estiveram reunidos cerca de 60 representantes entre Irmãos e Leigos do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) e do Movimento Farol para dialogar e elaborar o documento síntese sobre os principais pontos da vocação laical.

O encontro faz parte do processo do Fórum Internacional lançado em 2021 e que terá continuidade até 2024. Ele tem como objetivo aprofundar a compreensão da vocação marista com particular acento na vocação marista laicalrevisar e oferecer processos e itinerários de formação e acompanhamento da vocação laical, refletir e propor possíveis formas de vinculação ao carisma marista, conhecer, refletir, explorar e propor possibilidades de estruturas jurídicas (civil e canônicas) para o laicato marista.

Passos dados

Desde que o Fórum foi lançado, os grupos entraram em um processo de estudo a partir de fichas formativas enviadas pelo Secretariado de Leigos do Instituto Marista. No encontro do último fim de semana, o principal objetivo foi reunir as reflexões realizadas durante esse período e construir um documento síntese com a percepção colaborativa do grupo para encaminhar ao Instituto. Por meio de metodologias como World Café e Encontrando a Essência, os participantes conseguiram elaborar em conjunto o documento oficial.

Marcos J. Broc, representante do Secretariado de Leigos e colaborador do setor de Vida Consagrada e Laicato da Província, explica como o processo ocorreu. “O Encontro Síntese conclui a etapa 1 e 2 destinada ao lançamento, apropriação, diálogos e discernimento em nossa Província. Nele elaboramos aquilo que entendemos ser a resposta mais adequada para cada uma das perguntas, em nível de Instituto, relativa aos temas propostos pelo Fórum”, conta. “Em junho, o Grupo de Trabalho de coordenação do processo irá inserir as respostas no sistema online para que o Secretariado de Leigos reúna as contribuições de todas as Unidades Administrativas e ajuste a metodologia de acesso ao compilado de respostas a fim de continuar a reflexão no encontro presencial de novembro, em Roma”.

Rostos laicais

O encontro que durou três dias reuniu, pela primeira vez, integrantes dos dois movimentos laicais existentes na Província. Para Mayke Mossmann, do grupo Girassóis, do Movimento Farol, o encontro superou as expectativas. “Foi muito bom poder contribuir, mas também, aprender novas coisas, conversar com pessoas de outros lugares e com outras experiências e, claro, entender que, embora venhamos de lugares diferentes nos alimentamos da mesma essência”, lembra.  

Com o mesmo olhar esperançoso, o Irmão Bruno Klein, da Fraternidade das Missões, de Santo Ângelo, percebeu o encontro como o cumprimento de uma profecia, de um desejo do sonho de Champagnat: “Todas as dioceses do mundo entram em nossos planos”‘, comentou o Irmão fazendo referência a uma frase de Champagnat. “Nosso fundador queria que o carisma marista estivesse presente em todas as dioceses do mundo – o que praticamente como Irmãos Consagrados é impossível, mas que com a vocação laical, os leigos estão em todas as partes do mundo e aderindo ao nosso carisma, eles podem ser esta presença que Champagnat queria que estivesse para tornar Jesus Cristo conhecido e amado do jeito de Maria“, finaliza.

Essa mesma ideia profética e perseverante é traduzida na fala da Fraterna Glória Dias, da Fraternidade Nossa Senhora de Glória, de Cruzeiro do Sul (AC). Ela conta que participar do processo do Fórum foi um privilégio e uma forma de contribuir para o crescimento do carisma na região Amazônica. “Esses dias nos geraram enriquecimento de conhecimentos sobre a vocação, sobre o carisma marista”, afirma. “Temos que passar esses aprendizados para os leigos da nossa cidade e da nossa comunidade. São conhecimentos compartilhados aqui que farão a nossa fraternidade crescer”.

Refletir em outro continente

A partir da realização do encontro, a próxima etapa do Fórum será realizada na Casa Geral, em Roma, em novembro. Os representantes provinciais – indicados pelo grupo em 2021 e nomeados pelo Conselho Provincial – o Ir. Narciso Camatti, o Leigo Marista Eduardo Pavin, do Movimento Farol e a Reni Oleksinski, Fraterna do Movimento Champagnat – levarão o documento síntese e darão continuidade às reflexões junto a mais participantes do laicato do mundo marista. 

Saiba mais sobre o Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical aqui.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar