Dez anos da Laudato Si’: Rede Marista promove ação simbólica fomentando o cuidado com a Casa Comum

Na semana de 24 a 31 de maio, o mundo celebrou os 10 anos da Carta Encíclica Laudato Si’, documento escrito pelo Papa Francisco que convocou a humanidade a refletir sobre o cuidado com a Casa Comum. Em agradecimento ao apostolado do Santo Padre e em reconhecimento à importância da publicação, a Rede Marista realizou, como gesto simbólico, o plantio de uma árvore em um espaço público, oportunizando a reflexão sobre a preservação ambiental e a atenção ao mais vulneráveis.

A iniciativa foi realizada na Praça Dom Sebastião, localizada ao lado do Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre, contando com representantes de diversos setores das instâncias Corporativa e Canônica da Rede, assim como da instituição de ensino. A proposta é que essa primeira ação motive a realização de atitudes semelhantes em unidades marista, levando a palavra da Laudato Si’ adiante e motivando a reflexão sobre a pauta ambiental em mais lugares.

Para o Irmão Romidio Siveris, Coordenador da Área de Identidade Missão e Vocação (IMV) da Rede Marista, “o plantio de uma árvore é um gesto simbólico, carregado de gratidão pelo legado do Papa Francisco, que muito bem fez pela Igreja Católica e por toda a humanidade. Através deste gesto, também manifestamos, enquanto maristas, nosso compromisso e responsabilidade cotidianos com o cuidado da casa comum na perspectiva da ecologia integral”.

Mais sobre a Laudato Si’

O marco de dez anos da Carta Encíclica Laudato Si’ também foi um dos motivadores da escolha do tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2025, promovida anualmente no País pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste ano, a CF apresenta como temática central Fraternidade e Ecologia Integral e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

Você pode obter mais informações sobre a Campanha da Fraternidade neste link  e sobre a Semana Laudato Si neste texto,  produzido por Leon Rodrigues, assessor da Área de Solidariedade da Rede Marista, e pelo Irmão Danilo Bezerra, que atua na Região Amazônica.

Mais ações de cuidado com a Casa Comum

Em âmbito global, ações de ecologia integral inspiradas na defesa da Carta Encíclica são desenvolvidas pelo Movimento Laudato Si’, projeto independente organizado por católicos de diversas partes do mundo. Uma dessas iniciativas é o Curso de Animadores Laudato Si’, que aborda a temática da responsabilidade socioambiental conectada à fé cristã. Para o segundo semestre do ano, a Rede Marista, enquanto apoiadora do Movimento, irá promover a formação internamente, oferecendo acompanhamento aos participantes, em alinhamento a seu programa institucional de cuidado com a Casa Comum.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar