II Fórum Interativo de Ecologia Integral é realizado no Centro de Juventudes, em Cruzeiro do Sul

A primeira etapa do II Fórum Interativo de Ecologia Integral foi realizada no dia 6 de junho, no Centro de Juventudes (Ceju), em Cruzeiro do Sul (AC). O evento foi organizado e coordenado pela equipe da unidade – Irmãos, colaboradores/as, voluntários/as e Comitê Jovem.

  • Estudantes dos seguintes espaços participaram do Fórum:
  • Escola Estadual José Elno Ferreira
  • Escola Estadual José Carlos
  • Escola Integral Francisco Freire de Carvalho
  • Escola Integral Maria Lima de Souza
  • Escola Padre Carlos Kuns
  • Escola Diocesana Padre Damião

A abertura do evento se deu no bosque, proporcionando um contato direto com o meio ambiente. Várias faixas, cartazes e painéis motivavam os/as jovens para mergulhar no conteúdo do encontro, se sensibilizar com a natureza e agradecer ao Deus da Criação.

Para a jovem Nicole Shara, coordenadora do Comitê Jovem/Ceju, o Fórum foi uma experiência enriquecedora e transformadora. “O evento proporcionou um espaço de diálogo entre diversas áreas do conhecimento, unindo ciência, espiritualidade, educação e práticas sustentáveis em prol do cuidado com a vida de forma integral. As rodas de conversa e vivências despertaram uma nova consciência ecológica, ampliando o entendimento sobre a interconexão entre os seres humanos, a natureza e o universo”.

Durante a primeira etapa, foram realizadas oficinas que proporcionaram vivências significativas sobre o cuidado com a Casa Comum:

  • Consumo consciente e economia solidária, com Bruna Fonseca e Adriane Lima, técnicas da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Arte e sustentabilidade, com Bianca Martins, da Ufac
  • Laudato Si’: novo estilo de vida, educação e conversão pessoal, com Ir. Sebastião Ferrarini
  • A sociedade da seringueira e a formação do Acre, com Antônio Franciney

Estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Elno Ferreira de Souza, o jovem Enzo Galvão comentou: “Gostei da oficina de artes e dos materiais recicláveis. Ela apresentou as possibilidades do que a gente pode fazer com o lixo descartável. Também gostei da oficina do Ir. Ferrarini, porque ele trouxe uma ideia mais filosófica das coisas, mais relacionada ao ser humano, ao habitat em geral e à vida das pessoas no meio ambiente”.

O símbolo do II Fórum Interativo de Ecologia Integral foi a seringueira, árvore que representa resistência, força e vida – uma inspiração para todos/as nós. A segunda etapa do evento será realizada no dia 4 de julho, com a apresentação dos projetos ecológicos por parte das escolas envolvidas.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar