Projeto realizado em Pacaraima recebe doação do Fundo da Família Marista Global para Emergências Humanitárias

Com o objetivo responder às etapas iniciais de desastres naturais e emergências humanitárias de maneira rápida e eficaz, o Instituto Marista criou o Fundo da Família Marista Global para Emergências Humanitárias. O projeto Café Fraterno, realizado na cidade de Pacaraima (RR), fronteira entre Brasil e Venezuela, foi beneficiado com uma doação de 15.000,00 € desse fundo destinado para a compra de alimentos, utensílios de cozinha e materiais de higiene e limpeza.

Pacaraima recebe diariamente a cerca de 11 mil migrantes, sendo que desse total, quase 20% são de crianças e adolescentes. Esses números são levantados por órgão públicos do Brasil e consolidados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). O acolhimento dessas pessoas é, majoritariamente, realizado por entidades da sociedade civil, em especial as igrejas, que realizam um importante trabalho humanitário.  

Neste cenário, surgiu em 2017 o projeto Café Fraterno organizado pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus e coordenado pelo Padre Jesus Lopes Fernandez de Bobadilla. A iniciativa, que atende diariamente uma média de 600 a 1000 migrantes venezuelanos e indígenas Warao, visa combater a fome dando preferência para as crianças, adolescentes e idosos, seguido pelos jovens e adultos.

Com ajuda de voluntárias, venezuelanas migrantes, as ações iniciam às 3h30 com o processo de organização do café que é servido a partir das 5h para as pessoas em situação de rua. No Café Fraterno as pessoas podem consumir frutas, pão com manteiga e uma caneca de café com leite para as crianças. “Após o café todos fazem uso do banheiro coletivo para a higiene pessoal: escovam os dentes e lavam o rosto. Acredito que esse é um gesto muito importante para dar um passo para a dignidade de cada um, especialmente das crianças”, explica o Padre Jesus.

Atento a esse cenário e como forma de contribuir com as situações de fronteira, com foco nas crianças e adolescentes em contexto migratório e de grande vulnerabilidade, o Instituto Marista chancelou a relevância desse projeto e destinou a doação como forma de apoiar as ações sociais realizadas nessa região.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar