Com quase 80 participantes, 1º módulo da Formação Marista na Região Amazônica é concluído

O primeiro semestre do ano chegou ao fim junto da conclusão do primeiro módulo da Formação Marista na Região Amazônica. Promovida pela Rede Marista, a iniciativa oportuniza ao público local um processo formativo sob a luz do carisma marista, buscando fortalecer o seguimento de Jesus de Nazaré nas comunidades. A etapa inicial da Formação ocorreu nos meses de maio e junho, em dois encontros realizados em formato online, que reuniram quase 80 participantes.

Entre o público, estão lideranças das comunidades eclesiais de base, colaboradores/as maristas, Leigos/as do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), Irmãos e voluntários/as. O módulo inicial da Formação teve como tema central Instituto Marista – “Todas as Dioceses do mundo estão em nossos planos” (São Marcelino Champagnat) , com subtemas tratados em cada encontro.

Encontro inicial

Como opções de datas aos participantes, o primeiro encontro ocorreu nos dias 5 e 7 de maio, abordando temas como: origens maristas e contexto histórico; carisma marista (Espiritualidade, Vida Partilhada e Missão); presença marista no mundo; e atuação na Região América Sul. Ministraram o encontro o Ir. Danilo Bezerra, Coordenador do Grupo de Trabalho responsável pela Formação, e Aline da Cunha, assessora da Área de Identidade, Missão e Vocação (IMV) da Rede Marista.

Para a participante Miralda Gomes de Oliveira, voluntária marista e fraterna do MChFM de Porto Velho (RO), o contato com as origens maristas fortalece o desejo de contribuir ainda mais com a missão: ”Quando recebi o convite para participar, senti-me muito honrada e feliz porque minha ‘mala’ seria aberta e vieram as expectativas sobre o conteúdo. Já no primeiro encontro, essas expectativas foram aflorando e aí veio o deslumbramento ao contemplar novamente a história, o carisma e a missão marista”.

Segundo encontro

 O momento formativo seguinte ocorreu nos dias 28 e 30 de junto, conduzido por Ir. Romidio Siveris, Coordenador do IMV, e Marcos Broc, Coordenador Adjunto. Os temas abordados foram: corresponsabilidade na missão; cultura vocacional; e laicato marista. 

Entre os participantes, Sergiane Vieira, que é Coordenadora de Projetos do Centro de Juventudes de Cruzeiro do Sul (AC), destacou que a experiência oportunizou trocas de percepções e reflexões profundas sobre a corresponsabilidade na missão: “É maravilhoso perceber a beleza de fazer parte dessa família global marista, entender o laicato e acompanhar a vida de São Marcelino Champagnat. Esses momentos de troca são mágicos. Mesmo online, dialogar com outros maristas espalhados pela nossa querida Amazônia fortalece nossa conexão e nossos valores. Sinto-me motivada a agir e contribuir para um futuro melhor, mantendo viva a chama do legado marista”.

 A Formação Marista na Região Amazônica integra o projeto Querida Amazônia: horizontes maristas de missão e presença, que visa potencializar a presença e a atuação marista no território. O processo formativo contará ainda com duas novas fases: uma com mais dois encontros online, planejada para acontecer em agosto, e a última com encontro único, em formato presencial, no primeiro semestre de 2026.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar