O primeiro semestre do ano chegou ao fim junto da conclusão do primeiro módulo da Formação Marista na Região Amazônica. Promovida pela Rede Marista, a iniciativa oportuniza ao público local um processo formativo sob a luz do carisma marista, buscando fortalecer o seguimento de Jesus de Nazaré nas comunidades. A etapa inicial da Formação ocorreu nos meses de maio e junho, em dois encontros realizados em formato online, que reuniram quase 80 participantes.
Entre o público, estão lideranças das comunidades eclesiais de base, colaboradores/as maristas, Leigos/as do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), Irmãos e voluntários/as. O módulo inicial da Formação teve como tema central Instituto Marista – “Todas as Dioceses do mundo estão em nossos planos” (São Marcelino Champagnat) –, com subtemas tratados em cada encontro.
Encontro inicial
Como opções de datas aos participantes, o primeiro encontro ocorreu nos dias 5 e 7 de maio, abordando temas como: origens maristas e contexto histórico; carisma marista (Espiritualidade, Vida Partilhada e Missão); presença marista no mundo; e atuação na Região América Sul. Ministraram o encontro o Ir. Danilo Bezerra, Coordenador do Grupo de Trabalho responsável pela Formação, e Aline da Cunha, assessora da Área de Identidade, Missão e Vocação (IMV) da Rede Marista.
Para a participante Miralda Gomes de Oliveira, voluntária marista e fraterna do MChFM de Porto Velho (RO), o contato com as origens maristas fortalece o desejo de contribuir ainda mais com a missão: ”Quando recebi o convite para participar, senti-me muito honrada e feliz porque minha ‘mala’ seria aberta e vieram as expectativas sobre o conteúdo. Já no primeiro encontro, essas expectativas foram aflorando e aí veio o deslumbramento ao contemplar novamente a história, o carisma e a missão marista”.
Segundo encontro
O momento formativo seguinte ocorreu nos dias 28 e 30 de junto, conduzido por Ir. Romidio Siveris, Coordenador do IMV, e Marcos Broc, Coordenador Adjunto. Os temas abordados foram: corresponsabilidade na missão; cultura vocacional; e laicato marista.
Entre os participantes, Sergiane Vieira, que é Coordenadora de Projetos do Centro de Juventudes de Cruzeiro do Sul (AC), destacou que a experiência oportunizou trocas de percepções e reflexões profundas sobre a corresponsabilidade na missão: “É maravilhoso perceber a beleza de fazer parte dessa família global marista, entender o laicato e acompanhar a vida de São Marcelino Champagnat. Esses momentos de troca são mágicos. Mesmo online, dialogar com outros maristas espalhados pela nossa querida Amazônia fortalece nossa conexão e nossos valores. Sinto-me motivada a agir e contribuir para um futuro melhor, mantendo viva a chama do legado marista”.
A Formação Marista na Região Amazônica integra o projeto Querida Amazônia: horizontes maristas de missão e presença, que visa potencializar a presença e a atuação marista no território. O processo formativo contará ainda com duas novas fases: uma com mais dois encontros online, planejada para acontecer em agosto, e a última com encontro único, em formato presencial, no primeiro semestre de 2026.





