Pesquisas em infâncias, adolescências e juventudes são apresentadas no Encontro com Pesquisadores PUCRS

Nesta quarta-feira, dia 17 de abril, ocorreu a terceira edição do Encontro com Pesquisadores PUCRS. Realizado pelo Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista – com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e colaboração dos Decanatos –, o evento reuniu as investigações desenvolvidas nos últimos cinco anos sobre as áreas das infâncias, adolescências e juventudes.

As Escolas da PUCRS tiveram a oportunidade de descrever e apresentar um panorama dos estudos realizados. Mais de 20 pesquisadores subiram ao palco no Global Tecnopuc e compartilharam suas pesquisas, metodologias e resultados. Representantes de Pró-Reitorias da PUCRS, gestores/as das áreas corporativas da Rede Marista e do Marista Brasil, que atuam diretamente com o público preferencial de crianças e jovens em Centros Sociais e Colégios e Escolas, estavam presentes no evento.

Na abertura do evento, o vice-presidente da Rede Marista, Ir. Dionísio Rodrigues, reforçou a importância do Encontro com Pesquisadores e do trabalho desses profissionais. “Quero expressar minha profunda gratidão pelo trabalho de vocês e pelas contribuições valiosas para a nossa instituição. Sei que cada pesquisa, cada estudo, cada análise realizada não apenas enriquece o campo acadêmico, mas também ilumina o caminho para uma prática mais eficaz e compassiva em nossas unidades, comunidades e sociedade”.

Ir. Marcelo Bonhemberger, pró-reitor de Identidade Institucional da PUCRS e gestor do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, deu as boas-vindas ao público presente e fez a leitura do discurso do reitor da universidade, Ir. Evilázio Teixeira. “Fico feliz pela PUCRS ser um polo de pesquisa e salvaguardar os direitos da infância, adolescência e juventude. Duas ideias considero pertinentes. A infância é o direito a brincar. Quem brinca aprende a sonhar. Quem sonha tem um porquê e um para que na vida. Para promovermos esse direito, quantos outros direitos fundamentais precisam ser garantidos? Agora a outra ideia, sobre o jovem. É aquele que antecipa o dia de amanhã. Os jovens de hoje estão muito sensibilizados perante os problemas das desigualdades sociais. (…) O assim chamado mundo adulto é convidado a desenvolver uma nova ação e uma nova atitude em relação às juventudes”, reflete o reitor da universidade, com discurso lido pelo Ir. Marcelo.

Patrícia Teixeira, coordenadora do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, destacou os principais objetivos do evento em seu discurso. “Socializarmos as pesquisas nas áreas já mencionadas, criando um ciclo de encontros anuais e processos conjuntos; impulsionarmos que os diferentes programas de pós-graduação da PUCRS se reconheçam nesta pauta institucional e identifiquem suas significativas contribuições à ela, e visibilizarmos as publicações/iniciativas das pesquisas, para que os estudos se tornem cada vez mais disponíveis para os interessados na pauta e para a sociedade em geral”.

Saiba quais foram as Escolas que apresentaram seus trabalhos:

  • Escola de Ciências da Saúde e da Vida
  • Escola de Medicina
  • Escola de Negócios
  • Escola de Direito
  • Escola de Comunicação, Artes e Design
  • Escola de Humanidades
  • Escola Politécnica

Ir. Sandro Bobrzyk, gestor do Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi o responsável por fazer o encerramento do evento. Ele agradeceu a todos pela presença significativa, especialmente aos que compartilharam seus trabalhos e suas reflexões, reforçando o compromisso que assumimos com a sociedade para tornar o mundo melhor por meio da educação.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar