MARISTAS PARTICIPAM DE CURSO SOBRE A REALIDADE AMAZÔNICA

Entre os dias 21 de julho e 4 de agosto, ocorreu o Curso sobre a Realidade Amazônica, organizado pela Faculdade Católica do Amazonas, com parcerias do Regional Norte 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte 1), da Comissão Episcopal da Amazônia (CEA) e em comunhão com a Rede Eclesial Panamazônica (Repam).

O evento foi realizado no Centro de Formação Maromba, em Manaus (AM), e contou com 23 participantes. Entre eles, dois leigos maristas: Pedro Figueiredo, que está atuando na Comunidade Marista de Manaus, e o Jardel Dallabrida, que atua na Comunidade Marista de Cruzeiro do Sul, ambos naturais do Rio Grande do Sul. 

O curso busca formar agentes de evangelização a serviço da vida na Amazônia, desde a encarnação na realidade. Trata-se de um espaço formativo de acolhida, reflexão e aprendizado para o serviço missionário na região amazônica. É oferecido um conjunto de informações mais sistematizadas sobre a própria região amazônica, concentrando sua reflexão sobre o humano, o meio ambiente, a vida e a ação evangelizadora da Igreja.

Para o leigo Pedro, o curso foi muito significativo “no conteúdo, no método e na mística diária”. Ele ainda conta que “os 23 participantes, aos poucos, foram entrando em sintonia com as diversidades  das  regiões do Brasil, África, Bangladesh, Madagascar, Albânia e América do Sul. Em regime de internato no Centro de Formação da Arquidiocese por 14 dias, assuntos como a história da Igreja na Amazônia, as grandes ecologias, situação do povo ribeirinho, bem como a situação das comunidades indígenas e negro da região. Especialistas destas grandes questões amazônicas se revezaram em conteúdos muito bem articulados, ajudaram os cursistas a compreenderem a realidade que, a partir de agora, encontrarão nas diversas regiões missionárias onde muitos dele/as já se encontram inseridos”.

O curso foi realizado em uma metodologia participativa, e está destinado a agentes de pastoral inseridos nas comunidades eclesiais e serviços pastorais na região amazônica; os leigos e leigas, religiosas e religiosos, presbíteros, diáconos vindos de outras regiões para servir na Amazônia, atores sociais envolvidos com as questões amazônicas. 

Ao longo do curso, foi feita uma análise de conjuntura abordando diversas realidades; uma abordagem da antropologia e geografia amazônica; a história, cultura e sociedade da Amazônia; a espiritualidade e vozes da Amazônia. Junto com a parte teórica, os participantes do curso realizaram uma experiência pastoral nas comunidades.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar