Inspiradas pelo lema Fraternidade: uma escolha de vida, as frentes de missão da Rede Marista celebraram o Dia Nacional do Voluntariado nesta quarta-feira, 28 de agosto, com diversas ações e serviços gratuitos à comunidade. As atividades foram concentradas no Centro Social Marista Santa Isabel (Cemasi), onde mais de 200 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, participaram das comemorações pela data.
Na abertura do evento, Marcelo Viegas, coordenador do Cemasi, deu as boas-vindas a todos os presentes e fez questão de reforçar a importância do trabalho voluntário nas unidades maristas. Ir. André Dall’Agnol, coordenador do Cesmar e presidente da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), agradeceu a todos os voluntários pelo serviço que fazem, baseados nos valores e no carisma marista e com inspiração na história do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat.
Os grupos ligados à Avesol promoveram oficinas de economia solidária: elaboração de brinquedos, trancinhas, tererês e pulseiras. Além disso, estavam com o Varal de Direitos Humanos à disposição do público presente. Outro serviço gratuito oferecido à comunidade foi a atualização do Cadastro Único e informações sobre diversos assuntos com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da região.
Os grupos de Voluntariado dos Colégios Maristas Assunção, Champagnat, São Pedro e do Cesmar marcaram presença entre as crianças, garantindo diversão e arte por meio de brincadeiras com pintura e música. O Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS promoveu uma roda de conversa com os educandos “mais velhos” sobre educação sexual.
O Hospital São Lucas da PUCRS também estava presente na unidade, levando a promoção da vida por meio de serviços como aferição da pressão arterial, Nutrição e Psicologia. A Atitus Educação levou estudantes do curso de Odontologia para realizar trabalhos de prevenção e saúde bucal com crianças e adolescentes.
Houve também uma espécie de brechó de agasalhos, calçados e livros. Muitas pessoas aproveitaram para levar para casa alguns itens que estavam à disposição. Por fim, a animação da tarde também ficou por conta da ONG Doutorzinhos. Dois divertidos “médicos” passearam pelos corredores do Cemasi alegrando todos os presentes.
O Dia Nacional do Voluntariado celebrado no Cemasi foi organizado pela Área de Solidariedade da Rede Marista em parceria com a Avesol. Para Regina Biasibetti, assessora de Voluntariado da Área de Solidariedade, as celebrações pela data neste ano “estão em sintonia com a Campanha da Fraternidade, que enfatiza a amizade social como sinal de solidariedade transformadora, e com o nosso jeito marista de ser, que acolhe o voluntariado como forma de esperançar, cuidar e gerar vida”.





