No dia 28 de outubro, relembramos o dia em que São Marcelino Champagnat visitou o jovem João Batista Montagne, encontro que mudou a vida do nosso fundador e colaborou com a criação do Instituto Marista.
Dentro da rotina de visitar comunidades, Champagnat foi chamado para visitar o jovem Montagne, que estava doente, em um povoado. Durante a conversa, Marcelino percebeu que o jovem não tinha nenhuma instrução religiosa e não sabia nem da existência de Deus. Por cerca de duas horas, Champagnat fez o possível para ensinar o básico sobre a fé, os principais mistérios e as verdades essenciais da salvação.
Esse encontro simboliza a experiência da vulnerabilidade humana com o transbordamento da graça de Deus. No reconhecimento da negação da dignidade humana do jovem pobre e sofredor, pulsa no coração de Marcelino a urgência da fundação do Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria.
Fazer memória desse encontro é ressignificar Montagne hoje no rosto e na vida de tantos adolescentes e jovens marginalizados e invisibilizados. Que, a exemplo de Champagnat, possamos responder com audácia aos projetos de Deus para seu povo.





