Centro de Juventudes, de Cruzeiro do Sul, realiza 1º Fórum de Ecologia Integral

O Centro de Juventudes (Ceju), de Cruzeiro do Sul (AC), realizou neste ano a primeira edição do Fórum de Ecologia Integral, um marco histórico para o Vale do Juruá. O evento, idealizado e organizado pela unidade, reuniu escolas, parceiros e representantes de diversas instituições em uma jornada de aprendizado e compromisso com o cuidado da Casa Comum.

Veja quais foram as escolas que participaram:

  • Francisco Braga de Souza
  • Dom Henrique Ruth
  • Professor Flodoardo Cabral
  • Madre Adelgundes Becker
  • Francisco Freire de Carvalho
  • Craveiro Costa 

1º Fórum de Ecologia Integral também foi enriquecido pela representação da Secretaria de Educação, da Diocese e pela prioridade da juventude como protagonista da mudança, reforçando o compromisso coletivo com a sustentabilidade e a transformação social.

Além das apresentações de projetos escolares, o evento foi resultado de uma formação inspiradora oferecida pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), que preparou jovens e educadores para enfrentarem os desafios ambientais e proporem soluções concretas para o bem-estar do planeta.

O evento foi realizado por meio de uma emenda parlamentar do deputado Luiz Gonzaga e foi acompanhado, em cada passo da construção coletiva, pela equipe da Repam. Para a educadora social Leandra do Nascimento, esta foi uma das maiores ações do Centro de Juventudes. “Foi planejado desde o início do ano por meio do pré-fórum nas escolas, impulsionando-os à elaboração e execução de um projeto voltado à ecologia integral, que foi concretizado em dois dias de formação ecológica e muita interação entre os jovens de nossa região no Ceju”.

Foram dias de união, inspiração e compromisso com um futuro sustentável, mostrando que é possível cuidar da Casa Comum no coletivo. A educadora social reforça: “Conseguimos enxergar e entender de perto a necessidade do cuidado com nossa Casa Comum, com a Amazônia. Nossos jovens dispuseram de um grande conhecimento nas apresentações dos projetos, e isso só nos motiva a continuar nos anos posteriores o Fórum de Ecologia Integral”.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar