Momentos de encontros, partilhas e sopro de vida. Assim pode ser resumida a etapa presencial do Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical realizada em Roma em novembro. Irmão Narciso Camatti e os Leigos/as Eduardo Damiani Pavin e Rení Oleksinski foram ao evento representando a nossa Província. Já Marcos Broc, assessor de Laicato da PMBSA, participou da organização do evento como integrante do Secretariado Ampliado de Leigos do Instituto Marista.
Neste mês de dezembro, o boletim Partilhando – news informativa do Laicato Marista –, trouxe como destaque um resumo sobre o evento e a mensagem do diretores do Secretariado de Leigos e dos representantes das Regiões do Instituto Marista.
Sopros da Ruah
“Faltam-nos dois anos de caminho para continuar a discernir e chegar a propostas mais concretas com vista ao Fórum virtual de novembro de 2024. Portanto, o objetivo desta mensagem é partilhar uma pequena fotografia da nossa reflexão durante o encontro presencial – Fórum presencial, para ajudar a manter-nos conectados com os temas do Fórum, oferecer-lhes elementos e diretrizes para apoiar nossa reflexão e processos em nível de Unidade Administrativa e Região, e contribuir para a construção de consensos comuns sobre as quatro inspirações”, afirmam os diretores do Secretariado de Leigos, Agnes Reyes, Manu Gómez e Raúl Amaya.
A mensagem traz reflexões sobre os quatro objetivos do Forum que seguirão sendo aprofundadas durante os próximos anos. Confira aqui o texto completo.
Carta dos participantes do Fórum aos maristas da Região América Sul
Nestes dias encontramo-nos em Roma leigas, leigos e irmãos que vieram de diversas partes do Instituto Marista. Chegamos de coração aberto, seguindo a intuição de Champagnat que nos ensinou a confiar sem limites na intercessão da Boa Mãe.
A palavra que nos marcou neste encontro foi RUAH (Espírito), sopro de vida, sopro de Deus. Já falamos muito sobre sentir esse sopro, que nos inquieta e nos inspira a continuar caminhando com audácia.
Reunimo-nos nesta etapa presencial do Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical, que continuará nos próximos anos, para refletir e compartilhar a riqueza de nossas experiências.
Temos a alegria de lhe comunicar quatro lindas notícias:
- A vocação marista é uma forma preciosa de viver o carisma de Champagnat, tornando vida o Evangelho no estilo de Maria, a partir do nosso ser laical ou de irmão.
- Acreditamos que é necessário percorrer um itinerário de formação e acompanhamento para que esta vocação laical seja atual, significativa e profética no mundo de hoje.
- Todos somos convidados a nos comprometer quando soubermos que chegou a nossa hora.
- Esperamos tempos melhores em que a Igreja e o mundo reconheçam que a vocação marista laical é um estilo de vida que nos faz felizes.
Temos um caminho a percorrer e a construir juntos, abertos ao que o Espírito nos oferece, com uma atitude de acolhida e docilidade como Maria.
As leigas, os leigos e os irmãos que participamos do Fórum, convidamos-lhes, com carinho, a trilhar essa caminhada, e esperamos que a vocação marista laical seja o seu projeto de vida no presente e no futuro.
Como o Fórum seguirá na Província Marista Brasil Sul-Amazônia
Para os representantes de nossa Província que estiveram na etapa presencial, o evento foi uma forma de aumentar a percepção da dimensão global da missão marista e que é possível contribuir, ainda mais, para que outras pessoas vivam o seguimento de Jesus do jeito de Maria.
Segundo Marcos Broc, “ainda não é tempo de tomar decisões, mas olhar mais além, sonhar o futuro com o coração. Daí que, até novembro de 2024, somos convidados/as a aumentar nossa sensibilidade aos sinais do Espírito nessa caminhada e, quem sabe, darmos passos ainda mais consistentes que podem contribuir para uma maior vitalidade do carisma marista no futuro que se inicia agora”, afirma o assessor de Laicato da PMBSA.





