O mês de outubro chega nos trazendo os horizontes do cuidado com a vida, com a mãe natureza, o nosso ambiente vital e fonte de várias dimensões da nossa existência. Colhemos essa motivação e inspiração ao celebrarmos São Francisco, o Irmão de Assis, comemorado no dia 4.
Na linda e desafiante inspiração de Francisco e de todos/as que a ele se somam ao longo dos séculos, é de fundamental importância a relação integradora das pessoas entre si (comunidade) e dessas com todos os elementos da Criação e com o próprio Criador. Todos, todas e tudo emanamos dele como filhos e filhas, irmãos e irmãs.
Celebramos também nesse contexto os 10 anos da potente e proponente Encíclica Laudato Si’, que nos desafia a defender a ecologia integral. Tendo sido um grandioso programa existencial oferecido à humanidade pelo querido e saudoso Papa Francisco, a maravilhosa Carta Encíclica acaba de ser confirmada e, diria quase que relançada, pelo Papa Leão IV, coadjuvado por 400 lideranças reunidas em Castel Gandolfo (Mariápolis, Roma), de 1º a 4 de outubro.
Convocadas pelo Movimento Laudato Si’ com o apoio dos Focolares e da Santa Sé, essas lideranças socioambientais representaram tanto pessoas quanto organizações eclesiais e não eclesiais que estão travando uma luta para salvar as condições de vida humana e ambiental em todos os continentes. A Repam foi representada pelo Frei Paolo Braghini, capuchinho, e por mim, Ir. João Gutemberg.
A conferência “Raising Hope” convoca a humanidade inteira a fortalecer uma esperança proativa que utilize instrumentos eficazes para combater a destruição da nossa Casa Comum e garantir a vida humana no Planeta Terra.
Essa grande experiência celebrativa, reflexiva e propositiva ilumina o nosso presente e futuro, como também oferece insumos para a realização da iminente COP 30, em Belém (PA), no contexto amazônico. Vale a pena e é urgente um maior empenho de toda a humanidade na defesa e no cuidado com a vida!
Ir. João Gutemberg
Comunidade Marista de Manaus (AM)