O Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) recebeu, na última sexta-feira, 12/9, mais de 500 pessoas para o Fórum Marista de Educadores Sociais, que teve como tema Educação Social Marista: caminho de humanismo solidário. O encontro proporcionou um dia inteiro de reflexões, vivências, oficinas e apresentações culturais, reunindo educadores sociais, Irmãos, voluntários e convidados de diferentes instituições parceiras.
A acolhida foi marcada pela apresentação musical e momento orante conduzido pelos educandos e educadores do Centro Social Marista Santa Isabel (Cemasi). Na abertura, o diretor-geral do Cesmar, Ir. André Dall’agnol, recepcionou todos os presentes e passou a palavra para as saudações institucionais do Vice-Provincial e Vice-Presidente da Rede Marista, Ir. Odilmar Fachi, e do Coordenador da Área de Solidariedade da Rede Marista, Ir. José Bittencourt. Os ex-educandos do Cesmar, hoje educadores sociais, Eduarda Ferrari José e Daniel Noronha da Silva Pereira, também compartilharam suas trajetórias de vida e atuação.
Em seu pronunciamento, Ir. Fachi destacou que o papel do Fórum não se limita à formação técnica, mas também ao fortalecimento da espiritualidade e do compromisso com a missão marista: “Aqui renovamos a certeza de que nossa missão é profundamente transformadora. Também reconhecemos que somos parte de uma rede que acredita que é possível construir uma sociedade mais justa e fraterna e reafirmamos o nosso trabalho como presença profética, sinal concreto de esperança para as comunidades em que atuamos”.
Por sua vez, Ir. André Dall’Agnol ressaltou que o encontro resgata o espírito fundante do Instituto Marista, ao buscar fortalecer uma educação voltada especialmente a pessoas em maior situação de vulnerabilidade. “Nós, educadores maristas que atuamos nas Unidades Sociais, temos um papel muito importante em atender esse público — que, por vezes, passa por muitas dificuldades —, junto da graça de continuar a missão de São Marcelino Champagnat. Também queremos refletir neste encontro sobre o impacto que cada um gera em sua realidade social, nos diferentes espaços de atuação, e que diferença é possível fazer na sociedade”, sublinhou o diretor-geral da Unidade anfitriã do evento.
Painéis e debates
A manhã seguiu com o painel Cenários em Debate, que contou com as análises das doutoras Moema Miranda e Eliane Martins sobre a conjuntura social, política e ecológica do Brasil e seus impactos na educação.
Em seguida, foi realizado o TED Social, no qual educadores apresentaram reflexões sobre a Educação Social Marista em três perspectivas: Humanismo, com Márcio André da Silva Santos; Cultura da Solidariedade, com Maninha Medeiros; e Espiritualidade Marista, com o Irmão Danilo Bezerra. O espaço também contou com a participação da plateia em uma tribuna, oportunizando a manifestação livre de ideias, sentimentos e/ou percepções.
Ainda pela manhã, falaram ao público o professor Francisco Kern e Ana Daniela Dalmolin, da Rede Comunnitas da PUCRS, abordando iniciativas de apoio a estudantes em sua trajetória acadêmica.
Para Coordenador do Fórum, Glaucio Luiz Mota, Assessor da Área de Solidariedade da Rede Marista, o encontro possibilitou uma retomada da essência da Educação Social Marista. “Mobilizamos um processo educativo diferenciado em nossas Unidades Sociais, baseado na conscientização de nossos educandos e educandas sobre a importância de suas vidas e de seus direitos. Nossa opção profética pelos mais pobres é fundamental, sobretudo com a educação social que ofertamos em nossos Centros Sociais. O Fórum trouxe reflexões e práticas para reforçar a característica humanizadora e solidária do nosso jeito marista de educar”, salientou o Coordenador.
Oficinas, experiências e cultura
Durante o intervalo, os participantes puderam visitar a Tenda de Experiências, que reuniu parceiros internos e externos da Rede Marista com projetos e iniciativas de impacto social.
À tarde, o Fórum foi marcado pela integração entre formação e cultura. A programação iniciou com a apresentação musical do Cemasi e a performance do Grupo de Dança “Pretos do Sul”, do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus. Na sequência, foram realizadas oficinas temáticas nos diferentes espaços do Cesmar, incluindo temas como Educação Popular, Ecologia Integral e outras áreas ligadas à prática educativa.
A diversidade de temáticas trabalhadas foi um dos pontos de destaque do evento, como destacou o participante Bruno Teixeira, educador do Centro Social Marista da Juventude (CMJU): “Esse evento é muito legal porque, além da integração, traz conhecimentos de vários públicos, de vários centros de referência, para todos nós, promovendo transformação. Educação Social Marista para mim é isto: transformação, transformar as crianças, todas as pessoas, com muito amor”.
Para Branca Diva Maciel, orientadora educacional da Escola Marista Santa Marta, o encontro possibilitou aprofundar conhecimentos em assuntos intrínsecos à educação e, portanto, fundamentais para o desenvolvimento da missão marista. “Se quisermos construir um mundo melhor, precisamos ampliar a nossa visão de mundo e de sociedade para que possamos construir esse mundo que sonhamos e desejamos. Para mim é um privilégio estar em um espaço de construção de uma sociedade melhor”, afirmou a educadora.
Ao final das oficinas, os participantes acompanharam um cortejo cultural animado pela Banda Ecos, que percorreu os espaços do Cesmar até o ginásio principal, onde ocorreu a cerimônia de Envio. O momento foi conduzido pelo Ir. José Bittencourt, que reforçou o compromisso da Rede Marista com a missão socioeducacional e, em seguida, chamou a apresentação final do evento, realizada pelo Coro de Vozes do Cesmar.
O Fórum Marista de Educadores Sociais foi um espaço de partilha, formação e celebração, reafirmando o compromisso da Rede Marista com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna, a partir da educação.