A Rede Marista assinou, nesta terça-feira, 12/8, um termo de parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a implementação de três Centros de Referência para a Juventude – Reconstrução (CRJs) nos municípios de Pelotas, Rio Grande e Viamão. A ação faz parte do programa estadual voltado ao fortalecimento de políticas públicas para jovens, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.
O projeto terá duração de um ano e prevê o atendimento de três mil jovens, com idades entre 15 e 29 anos. Os CRJs oferecerão cursos de qualificação profissional, atividades formativas, espaços de convivência e orientação psicossocial. O objetivo é garantir direitos, fomentar o protagonismo juvenil e fortalecer vínculos familiares e comunitários.
Segundo o Irmão José Carlos Bittencourt, coordenador da Área de Solidariedade e Conselheiro Administrativo da Rede Marista, a iniciativa reafirma o compromisso institucional com a juventude:
“A parceria com a Secretaria de Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da implantação dos Centros de Referência para a Juventude – Reconstrução, é mais uma possibilidade de trabalho e esforço conjunto com outras organizações no atendimento às juventudes das periferias. É a oportunidade de ouvirmos e sentirmos o que eles e elas demandam, ao poder público e à sociedade, acerca de suas necessidades e sonhos. Afinal, somos uma Instituição que carrega, desde sua fundação, o compromisso de caminhar junto com crianças, adolescentes e jovens empobrecidos, a fim de, juntos, encontrarmos caminhos que sejam um sinal de esperança para as inúmeras problemáticas que assolam a vida deles e delas.”, avalia.
A atuação da Rede Marista nos CRJs vai ao encontro de sua missão de promover a educação, a solidariedade e a transformação social, contribuindo para que mais jovens tenham oportunidades de desenvolver seus talentos e participar ativamente da construção de uma sociedade mais justa.
Sobre os Centros de Referência para a Juventude – Reconstrução
Os Centros serão voltados para promover o desenvolvimento integral de jovens em situação de vulnerabilidade social, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e que tenham entre 15 e 29 anos.
No total, serão implementadas doze unidades em municípios abrangidos pelo programa RS Seguro, prioritariamente em áreas com elevados índices de vulnerabilidade social, bem como em municípios que estiveram em situação de emergência ou calamidade em decorrência das enchentes de 2024.
A estimativa é de que 12 mil jovens sejam atendidos ao longo de 12 meses. Os participantes receberão uniforme, alimentação durante as atividades e incentivo de R$ 150 para a permanência durante os períodos de duração dos cursos de qualificação.