Na semana em que o Hospital São Lucas da PUCRS celebra os seus 47 anos de atuação, contamos a história da benfeitora marista Carmem Ferrari. Ela é uma das personagens da 5ª edição do programa Memórias Maristas: histórias de amor e vida e nos relata como a sua trajetória pessoal e profissional se vinculam à história do HSL, onde trabalhou durante 38 anos.
Natural de Bento Gonçalves e filha de um casal de agricultores, Carmem nasceu prematura e foi batizada com esse nome em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, santa de devoção do pai, que considerava a sua vida um grande milagre realizado pela intercessão de Maria.
Sempre muito dedicada aos estudos e decidida a trilhar sua própria história, ela começou a trabalhar muito jovem, concluiu o curso científico e escolheu o curso de Engenharia para fazer a sua graduação. Enfrentou todos os desafios de uma área profissional dominada por homens sem nunca desistir do seu objetivo de ter uma carreira consolidada.
O ingresso no Hospital São Lucas se conecta com a história do Hospital. Apenas três anos após a inauguração do primeiro hospital marista do mundo, lá estava a engenheira Carmem ingressando no setor de custos e patrimônio. Durante sua trajetória de mais de 30 anos, passou por diferentes áreas, liderou equipes de manutenção, serviços gerais e implementou normativas como a gestão de resíduos, gestão de segurança e a informatização do hospital.
Conheça mais detalhes sobre a história de vida e o legado marista desta Benfeitora da Província





