3º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista será realizado no Rio de Janeiro

Na próxima semana, será realizado o 3º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista (PJM). O evento acontece de 26 a 29 de janeiro, no Colégio São José da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O encontro reunirá cerca de 300 participantes da PJM do Brasil Marista, pastoralistas, voluntários/as, além de convidados do Instituto Marista, Região América Sul, Região Arco-Norte e instituições Eclesiais.

O Congresso Nacional da PJM é uma ação do Brasil Marista, organizado pela União Marista do Brasil (UMBRASIL) em conjunto com jovens e colaboradores/as e das três Províncias Maristas brasileiras. O evento tem o objetivo de reconhecer e fortalecer a caminhada da PJM no Brasil Marista, na Região América Sul e no Instituto Marista. Além disso, é uma oportunidade de vivenciar a mística e compartilhar ideias que contribuem na formação de adolescentes e jovens.

Durante os quatro dias de encontro a programação contará com Comunidades dos Saberes, painéis com assessores externos, diálogo com representantes do Instituto em Roma e uma peregrinação ao Santuário do Cristo Redentor. Também fará parte do evento a Tenda Vocacional, um espaço aconchegante, leve e interativo para trocas de experiências, diálogos e reflexões sobre juventudes e vocação.

 

Rede Marista marca presença no Congresso

Mais de 90 pessoas da Rede Marista participarão do Congresso. Jovens, pastoralistas e demais educadores/as irão para o Rio de Janeiro na próxima quarta-feira. Para Valentina, estudante do Colégio Marista Conceição, a troca de experiências com pessoas de outras unidades maristas vai ser o mais importante do evento. “O que eu mais espero do congresso é fazer conexões com pessoas da PJM de todo o Brasil, indo além das fronteiras da nossa própria Província”, explica.

Já Ana Clara, estudante de 17 anos do Colégio Marista Rosário, conta que é o primeiro Congresso Nacional que irá participar e que está muito feliz com esse momento. “Eu fiquei muito honrada pelo convite de representar a PJM nesse evento. A minha expectativa é de me conectar com as pessoas e comigo mesma. Serão dias inexplicáveis que nos permitirão estar presentes e sintonizados. Vai ser uma junção muito bonita das histórias de todas as pessoas que estarão lá unidas pelo mesmo ideal”, avalia.

Para o evento, os/as estudantes do Colégio Marista Rosário elaboraram o hino com o tema Ecoar. Felipe Vargas, integrante da PJM do Marista Rosário, explica mais detalhes sobre a criação da música:

“A inspiração começou com uma brincadeira de acordes, de letras e melodias. Queríamos compor algo que tivesse a nossa cara, a musicalidade é algo vibrante dentro dos nossos grupos. Cada um foi compondo a partir das suas vivências na PJM e no mundo. A letra representa muito do que sentimos quando estamos nesse espaço, em como é esse lugar de casa. Essa começou com a gente, mas de um sentimento coletivo, por isso todos somos os autores. A música é sobre isso, é sobre essa união, coletividade, é sobre ecoar uma mensagem de amor”, afirma.  

Confira o videoclipe do Hino do 3º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista:

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar