Mais de 40 pessoas – entre Irmãos, Leigos/as, colaboradores/as e voluntários/as – participaram da webinar Maristas na Amazônia: Atuação – Vivências – Partilhas. O encontro online ocorreu no dia 23 de novembro, das 19h às 20h30, e foi organizado pela Área de Solidariedade da Rede Marista.
A webinar tinha como objetivo principal apresentar a trajetória e as diversas frentes de atuação dos maristas na região amazônica, tendo como base a pesquisa histórica desenvolvida pelo Ir. Sebastião Ferrarini, publicada no livro Maristas na Amazônia cuidando da vida.
Regina Biasibetti, assessora de Voluntariado da Área de Solidariedade, fez a acolhida e a abertura do evento, seguida pelos Irmãos Deivis Fischer, presidente da Rede Marista, e João Gutemberg, secretário executivo da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). Ir. João também foi o responsável por fazer a mediação das perguntas e dos comentários na webinar.
O autor do livro Maristas na Amazônia cuidando da vida, Ir. Ferrarini, conduziu os momentos de reflexão sobre a presença marista na região amazônica. Ele trouxe para o debate dados que estão em seu livro, sobre a caminhada da missão marista e sobre as peculiaridades de cada território amazônico. “Das seis Províncias Maristas da América do Sul, quatro delas têm presença no território. A presença marista na região amazônica é profética!”, afirma Ir. Ferrarini.
O religioso também pontuou que, quando os Irmãos chegaram na Amazônia, abriram novos caminhos de evangelização, especialmente com as juventudes, e contribuíram para o fortalecimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Além disso, colaboraram com a formação de discípulos missionários, com a defesa da vida dos povos da região e o cuidado com a Casa Comum: migração, mineradoras, megaprojetos etc.
Outro dado destacado pelo Ir. Ferrarini foi o número de comunidades ativas e que já foram desativadas. Atualmente, há oito comunidades maristas espalhadas em quatro diferentes Estados. São elas: Boa Vista (RR), Cruzeiro do Sul (AC), Lábrea (AM), Manaus (AM), Rio Gregório (AC), Sinop (MT), Tabatinga (AM) e Tapauá/Camaruã (AM). Integram essas comunidades Irmãos, Leigos/as e voluntários/as.
“A Amazônia é berço acolhedor de tanta vida! Ela é indispensável para os serviços ambientais do planeta. O clima depende em grande parte dos biomas úmidos tropicais, como Amazônia, Congo, Mekong e ilhas da Oceania”, reforça Ir. Ferrarini.





