Navegar para Cima

Laicato

Apresentação

​A presença marista no mundo é fruto da comunhão de pessoas movidas pelo carisma de São Marcelino Champagnat.  Ser Leigo/a marista é uma vocação cristã, algo que toca o coração e leva a responder o chamado de assumir o carisma em nossas vidas. 

A vocação laical marista

“Não se tem uma vocação; a pes​soa é vocação. Ao entrar no terreno do ser, a vocação engloba a totalidade da pessoa. Assim podemos entender que a busca da própria vocação coincide com a busca da felicidade, somente conhecida a partir da experiência do amor: experiência de amar e sentir-se amado por Deus e pelos demais(Irmão Ernesto Sanchez, Superior Geral do Instituto Marista).

Como Maristas de Champagnat, procuramos responder ao chamado de Deus como parte da família carismática global corresponsável na missão legada pelo fundador junto aos Irmãos sem, necessariamente, possuir vínculo empregatício. Os/as Leigos/as maristas são aquelas pessoas que se identificam e se comprometem a viver o projeto de Jesus ao modo de Maria como fez Champagnat. 

​​​ ilustração em oléo de são macelino champagnat com crianças e jovens, tons quentes presentes na imagem
“Cristo nos reúne como Povo de Deus, iguais em dignidade e diferentes em nossos serviços e estados de vida. Todos, e cada um, trabalhamos na única e comum vinha do Senhor com carismas e com ministérios diferentes e complementares. Somos um povo de irmãos porque somos filhos do mesmo Pai" (Em torno da mesma mesa – A vocação dos Leigos Maristas, p. 25)​


​Somos Igreja 

Nós, Leigos/as maristas, nos reconhecemos no estado de vida laical, ou seja, evidenciando o sentido positivo do termo com origem grega Laós, que significa povo. Somos parte do Povo de Deus na Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) e formamos comunhão com ela a partir da prática do evangelho ao estilo de Maria. 

​​​ imagem de maria com jesus no braço, representação da Boa Mãe, segundo o Instituto Marista

​Imagem de Maria, Boa Mãe

São Marcelino Champagnat deixou como legado a devoção à Boa Mãe, Maria, pedindo para que cada Marista vivesse sua missão inspirados em algumas características dela como:

  • Confiança em Deus.

  • Amor a Jesus e a seu evangelho.

  • Espírito de família.

  • Simplicidade.

  • Solidariedade efetiva e responsável com os pobres.​

Procurando praticar essas características, estamos articulados/as e somos parte de diversas organizações laicais eclesiais e, em algumas, assumimos funções e serviços ao participar de grupos de partilha de carismas, seminários e assembleias promovidas pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). 

Nas cidades e bairros onde cada Leigo/a reside, ou no entorno, a presença laical marista é efetiva em associações assistenciais, pastorais, serviços ministeriais (catequese e liturgia) e em iniciativas que promovem o bem-comum.


Expressões Laicais Maristas

No mundo marista existem atualmente diversas formas de expressar e viver o laicato Marista. No Brasil, o grupo mais representativo é o Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM). Na Rede Marista (Provincia Marista Brasil Sul-Amazônia) também temos o  Movimento Farol - Grupos Juvenis de Vida Marista​ como uma forma expressão laical juvenil. Acesse no menu mais detalhes.