Navegar para Cima

Laicato

Apresentação

​​​​marista-laicato.jpg​​​​​​​​​​

A presença marista no mundo é fruto da comunhão de pessoas movidas pelo carisma de São Marcelino Champagnat. Os/as Leigos/as Maristas partilham da missão legada pelo fundador junto aos Irmãos, atuando tanto nos empreendimentos quanto reunindo-se em fraternidades, independentemente de possuírem vínculo empregatício ou não. São homens e mulheres que se identificam profundamente com o nosso modo de viver, e procuram seguir a Cristo e partilhar os ensinamentos de Maria como fez Champagnat. O Laicato Marista é uma vocação cristã, algo que toca o coração e leva a responder o chamado de assumir o carisma em nossas vidas.

Ao assumir esse compromisso, os/as Leigos/as também comprometem-se com três dimensões fundamentais do carisma marista: missão, vida partilhada e espiritualidade. Todos esses aspectos são inseparáveis, pois vive-se a espiritualidade na e para a missão, assim como a missão cria e anima a vida partilhada. Essa, por sua vez, é fonte de espiritualidade e missão.

No mundo marista existem atualmente diversas formas de expressar e viver o laicato Marista. No Brasil, o grupo mais representativo é o Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM).