Navegar para Cima

Notícias

Seminário Marista discute cenários sócio, político e econômico do país

13/07/2016
Institucional
Refletir sobre os cenários sócio, político e econômico do país e aprofundar aspectos do cenário institucional foram os objetivos da quinta edição do Seminário Marista – Cenários Econômicos e Estratégia.

​Refletir sobre os cenários sócio, político e econômico do país e aprofundar aspectos do cenário institucional foram os objetivos da quinta edição do Seminário Marista – Cenários Econômicos e Estratégia. Mais de 170 lideranças e colaboradores da Rede Marista estiveram presentes.

A manhã iniciou com o cenário brasileiro político e social apresentado pelo Prof. Dr. Juarez Freitas. Professor titular do mestrado e doutorado em Direito da PUCRS, pesquisador de direito administrativo e interpretação constitucional, prof. Juarez ressaltou aspectos importantes para a compreensão do atual cenário do país e também internacional.

Na sequência, o Prof. Dr. Gustavo de Moraes, também docente da Universidade, complementou o cenário, detalhando os rumos da economia brasileira em tempos de crise. Especialista em desenvolvimento econômico e macroeconomia, prof. Gustavo trouxe dados sobre a realidade econômica atual no campo da Educação Básica, Superior, Assistência Social e Saúde bem como o contexto econômico nas regiões Sul e Norte do Brasil, em comparação com as demais regiões do país.

As falas foram complementadas por um painel com a presença de representantes dos Empreendimentos. Alam Casartelli, da PUCRS, Ricardo Minotto, do Hospital São Lucas, e Rogério Anele, dos Colégios e Unidades Sociais teceram considerações a partir das duas palestras e responderam a perguntas, sob a mediação da Pró-Reitora Acadêmica da PUCRS, Profa. Mágda Cunha.

Desafios e perspectivas nos cenários institucionais

À tarde os participantes conheceram detalhes de movimentos institucionais relevantes, tanto no âmbito internacional como regional e local. Manuela Suassuna, Superintendente de Novos Negócios da Província Marista Brasil Centro-Norte e representante da Equipe de Implementação da Região América Sul, detalhou o projeto de Novos Modelos de Animação, Governança e Gestão do Instituto Marista e o atual cenário das regiões maristas no mundo.

O Vice-Presidente da Rede Marista, Ir. Deivis Fischer, aprofundou temas relevantes para o cotidiano da instituição, destacando os desafios de implementar estratégias e concretizar a missão a partir dos cenários apresentados pela manhã. Destacou a mudança dos sujeitos e os tipos de resultados que buscamos, enquanto instituição marista.

Complementando o painel da tarde, Ir. João Gutemberg, em Manaus, via transmissão online, apresentou detalhes dos cenários da Região Amazônica. As riquezas e os perigos que recaem sobre as realidades da região foram destacadas pelo Irmão que foi líder da atuação marista na Amazônia por duas vezes. 

O seminário encerrou com a apresentação do case sobre gestão de mudança e otimização de resultados pelo Presidente Executivo do Grupo Quantitas S/A, Fernando Marchet.