Navegar para Cima

Notícias

Rede Marista comemora 114 anos de presença no RS

01/08/2014
Institucional
Há 114 anos desembarcavam, no povoado de Bom Princípio, os primeiros Irmãos Maristas missionários no Rio Grande do Sul.

​Há 114 anos desembarcavam, no povoado de Bom Princípio, os primeiros Irmãos Maristas missionários no Rio Grande do Sul. Foi o início de uma grande obra que hoje chega a 19 cidades do Estado, além de Brasília e Amazônia. A inspiração dos três Irmãos que pisaram em solo gaúcho no dia 2 de agosto de 1900, hoje é seguida por 10 mil colaboradores, entre Irmãos Maristas e profissionais de diversas áreas. Pessoas que mantém viva a missão que nos foi confiada há mais de um século: contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna por meio da educação.

O trio pioneiro da Missão Marista no Sul do Brasil, formado pelos Irmãos Weibert (August Marx), Jean-Dominici (Johann Fattler) e Marie-Berthaire (Pierre Redt), chegou ao Estado depois de 45 dias de uma viagem longa e desgastante, desde a Europa. Eles atendiam ao chamado do então Bispo do Rio Grande do Sul, Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, que tinha como objetivo qualificar a educação na região, com a instalação de uma Escola Católica.

Foto 120.1 Rede Marista comemora 114 anos de presença no RS.jpg

Foto 120.2 Rede Marista comemora 114 anos de presença no RS.jpg

Foto 120.3 Rede Marista comemora 114 anos de presença no RS.jpg

Embarcaram no navio chamado Guahyba no Porto de Le Havre em 18 de junho rumo ao desconhecido. O Irmão Alfredo Henz, no livro Maristas no Brasil Meridional, narra que por não saberem o que iriam encontrar no Brasil, trouxeram uma bagagem muito grande – tanto, que o agente alfandegário do Estado interpelou o trio como sendo caixeiros-viajantes disfarçados, querendo comercializar na América e confiscou a bagagem.

Mesmo assim, os Irmãos não desanimaram e começaram a trabalhar quase que imediatamente, em uma pequena escola paroquial. Já nos cinco primeiros anos, a fundação de novas escolas geraram um cenário de otimismo para a educação católica. Foi nessa época que surgiram, no Rio Grande do Sul, escolas que até hoje são referência de qualidade no cenário educacional do Estado.

Passados 114 anos, a Rede Marista hoje compreende 26 Colégios, uma Universidade (PUCRS), um Hospital (São Lucas), 10 Unidades SociaisFraternidades do Movimento Champagnat da Família Marista, grupos da Pastoral Juvenil MaristaCentros de Formaçãoe Comunidades Religiosas. Espaços que garantem a continuidade o legado de São Marcelino Champagnat. Com olhos no passado, mas atentos aos desafios do presente, Irmãos, Leigos e Colaboradores seguem no ideal de busca por um mundo  calcado nos valores humano-cristãos.