Navegar para Cima

Notícias

Momentos de partilha e reflexões marcam a Assembleia Provincial

27/04/2016
Institucional
A preparação para o Bicentenário do Instituto Marista e as novas perspectivas de atuação da Província/Rede Marista

A preparação para o Bicentenário do Instituto Marista e as novas perspectivas de atuação da Província/Rede Marista deram o tom das atividades da Assembleia Provincial, realizada nos dias 25 e 26 de abril no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis. O evento, que reuniu mais de 80 Irmãos, tem caráter deliberativo e representa, também, um momento de partilha e reflexão.

Depois de refletir sobre a Animação Vocacional e a região América Sul, na tarde do primeiro dia de assembleia, foi apresentado um panorama dos empreendimentos. O Irmão Joaquim Clotet, Reitor da PUCRS, apresentou o cenário da Universidade; Leomar Baumann, o diretordo Hospital São Lucas, detalhou as ações do Hospital; e o superintendente dos Colégios e Unidades Sociais, Rogério Anele, mostrou a realidade das Unidades.Após as apresentações, o Ir. Inacio Etges deu início à Assembleia Extraordinária das mantenedoras, que deliberou sobre o parecer do Conselho Fiscal.

A terça-feira (26/4) foi dedicada à discussãode uma série de temas, entre eles os projetos priorizados pelo Capítulo Provincial, a estrutura organizacional da Rede Marista, o Plano de Comunicação do Gabinete Provincial e a nova política de Recolhimento de Acervo. Além disso, os Irmãos puderam conhecer mais sobre a atuação da Avesol, detalhes dos ativos provinciais. da aposentadoria dos Irmãos, além de informações gerais de outros negócios suplementares. Após a apresentação dos temas, houve um fórum aberto, espaço para os Irmãos manifestarem suas opiniões e dúvidas sobre atividades diversas da Província/Rede Marista e da vida em comunidade.

Após o encerramento da Assembleia, realizado pelo Provincial/Presidente, o Vice-Provincial/Vice-Presidente, Irmão Deivis Fischer, conduziu um momento de reflexão. Todos foram convidados a se posicionar ao redor da mesa principal, que é uma réplica da mesa de La Valla para, juntos, receber o livro histórico sobre os 13 anos de existência da Província Marista do Rio Grande do Sule do Distrito Marista da Amazônia. O Irmão mais jovem de cada Comunidade fez uma entrega simbólica da edição ao Irmãode mais idade, simbolizando a corresponsabilidade em levar adiante o legado construído até aqui.

Lembrando as palavras do Papa Francisco, vamos olhar o passado com gratidão, para pensar o nosso futuro. É nossa missão levar adiante esse legado e fazer a história da nova província, juntos", disse o Ir. Deivis.​