Navegar para Cima

Região América Sul

25/07/2018
 

​​​​​​​​​​​​​​A internacionalidade é uma premissa cada vez mais fortalecida no Instituto Marista. Para promover a continuidade e a sustentabilidade da missão de educar e evangelizar, a nossa atuação se encaminha de forma cada vez mais global. É com esse viés que foi fundada em 2016 a Região América Sul, que reúne as Unidades Administrativas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. 

O propósito é implementar projetos e iniciativas comuns que fortaleçam o carisma evangelizador marista, presente no conjunto de obras que promovem a vida por meio da educa​ção, saúde, trabalho social e atuação missionária em todo o continente. Entre os objetivos, estão o de identificar e desenvolver lideranças carismáticas e de cuidar das dimensões sociais, culturais, ambientais, pastorais e econômicas, garantindo a perenidade da missão. Esse desenvolvimento sinérgico das unidades também visa colaborar para a missão de forma solidária e com corresponsabilidade, sempre com atenção aos sinais das realidades do mundo para ser presença transformadora em todos os espaços de atuação marista.

 ​  

Números da Região América Sul 

Em sintonia e comunhão, cerca de 523 Irmãos e mais de 35 mil Leigos/as e colaboradores atuam por meio de diálogos fraternos, da cooperação, da soma de esforços e da partilha de pessoas e recursos. No total, a Região América Sul atende mais de 200 mil estudantes – entre ensino Básico, Técnico e Superior – e, nos últimos três anos, recebeu 35 voluntários e enviou outros 185 para serem missionários em diversos locais do mundo. A presença está distribuída em 105 unidades de Educação Básica pagas, 85 unidades sociais gratuitas, 14 Instituições de Educação Superior e 67 unidades de outras frentes complementares. Isso representa 38% da atuação marista no mundo, e compreende 50% das pessoas envolvidas na missão. ​​